O aguardado novo filme do Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet como Clark Kent/Superman e Rachel Brosnahan como Lois Lane, ainda tem sua estreia prevista para julho de 2025, mas já está gerando manchetes – não por seus efeitos visuais ou trama, mas por uma peculiar decisão de censura na Índia.
A Central Board of Film Certification (CBFC) da Índia, o órgão governamental responsável pela classificação indicativa e certificação de filmes para exibição pública no país, solicitou à Warner Bros. Discovery edições específicas antes de conceder o certificado de exibição ao longa-metragem do herói kryptoniano.
Entre as exigências feitas pelos censores indianos, estão o corte ou a atenuação de `palavrões` presentes no roteiro. No entanto, o ponto mais notório e que chamou a atenção global foi a demanda pela remoção completa de duas cenas consideradas `excessivamente sensuais`. Sim, caros leitores, parece que nem mesmo o Homem de Aço está imune às particularidades culturais e morais de diferentes regiões do globo, especialmente quando se trata de demonstrações de afeto em tela.
As cenas em questão seriam dois momentos de beijo entre Clark Kent (Superman) e Lois Lane, que aparecem no início e no fim do filme. A avaliação do comitê indiano é que esses beijos seriam intensos demais para o público local, justificando sua exclusão da versão que será exibida nos cinemas indianos.
Após a realização das edições solicitadas, o filme recebeu na Índia a classificação etária U/A, que na prática é equivalente a um 13+, significando que o conteúdo é adequado para todas as idades, mas requer supervisão parental para crianças menores de 12 anos – um veredito aparentemente influenciado pela remoção dos elementos considerados ofensivos pelos censores.
É interessante observar como diferentes culturas aplicam seus critérios de censura. Em um mundo onde super-heróis enfrentam vilões intergalácticos e ameaças que podem destruir o planeta, a verdadeira batalha, por vezes, acontece nas salas de comitês de censura, onde um simples beijo pode ser visto como uma ameaça maior que um meteoro gigante. Resta saber como essas edições impactarão a fluidez e a narrativa para o público indiano que aguarda a chegada do novo protetor de Metropolis.