A gigante do e-commerce Amazon está considerando a compra do TikTok para impedir que a rede social seja novamente banida nos Estados Unidos.
A Amazon intensificou seus esforços para adquirir o TikTok durante o período final das negociações sobre uma possível venda da rede social. No entanto, outras empresas interessadas na aquisição não consideram a oferta da Amazon uma proposta competitiva.
As autoridades dos EUA têm combatido o TikTok e sua empresa controladora, ByteDance, por mais de quatro anos. Em 18 de janeiro, a Suprema Corte aprovou um projeto de lei que permite o banimento da plataforma e de outros aplicativos associados à empresa. A principal preocupação do governo dos EUA é a possível transferência de dados confidenciais de usuários americanos para o governo chinês. O acesso ao TikTok nos EUA foi brevemente restrito em 19 de janeiro, mas a restrição foi suspensa no dia seguinte. O então presidente Donald Trump concedeu à ByteDance um prazo de 90 dias, com término em 6 de abril, para vender o TikTok para uma empresa americana.