A Comissão Europeia impôs uma multa de 500 milhões de euros à Apple. A decisão foi tomada em virtude da empresa não ter cumprido totalmente as obrigações estabelecidas pela Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia.
Segundo a DMA, que entrou em vigor em 2023, a Apple foi instruída a permitir que os usuários obtenham aplicativos de fontes diferentes da App Store. Além disso, os desenvolvedores de aplicativos deveriam ter a opção de processar pagamentos por compras fora do sistema da App Store, e a Apple não poderia restringir a inclusão de links para métodos de pagamento alternativos. A Comissão advertiu que, caso a empresa persista em não cumprir a legislação, a multa futura poderá aumentar para até 20% de sua receita anual global, o que representa um valor próximo a 2 bilhões de euros.
Representantes da Apple manifestaram desacordo com o veredicto e anunciaram planos de recorrer da decisão da Comissão Europeia. Eles argumentaram que já implementaram diversas mudanças para se adequar à DMA e que quaisquer concessões adicionais nessa direção poderiam, em sua visão, reduzir o nível de segurança de seus dispositivos.