Constelações são um tipo especial de aprimoramento para personagens em Genshin Impact, obtidas apenas ao conseguir cópias do mesmo personagem nos desejos (gacha). Quase todos os personagens jogáveis em Teyvat podem ter constelações, exceto o Viajante e Aloy. Todos possuem seis constelações, independentemente de sua raridade, tipo de arma ou elemento.
Alguns heróis dependem muito de suas constelações — sem elas, a jogabilidade e o dano podem parecer incompletos —, enquanto outros se saem bem em combate mesmo sem esses aprimoramentos. Algumas constelações são muito úteis, outras não fazem grande diferença, e há aquelas que simplesmente não combinam com os personagens ou até atrapalham. Este artigo abordará justamente essas últimas.
Por muito tempo, a última constelação de Bennett foi motivo de piada, embora ele seja considerado um dos melhores suportes do jogo. Suas cinco primeiras constelações aprimoram sua força, mas a sexta parecia completamente deslocada. Ela concede Infusão Pyro aos personagens ativos dentro da área de seu Supremo (Ultimate), o que atrapalhava muitos personagens de dano (DPS), especialmente os de elemento Cryo, como Ayaka e Eula. Essencialmente, essa constelação limitava os jogadores e diminuía a versatilidade de Bennett, levando muitos a simplesmente não ativá-la.
Felizmente, o meta evoluiu e os personagens DPS se tornaram mais variados. Os jogadores pararam de temer a última constelação do usuário de espada Pyro como fogo. Além disso, para alguns personagens, essa infusão elemental se tornou até vantajosa. Por exemplo, Arlecchino não se importa com o dano elemental adicional, assim como outros personagens.
Embora a sexta constelação de Bennett possa parecer inofensiva e até útil agora, o mesmo não pode ser dito sobre a quarta constelação de Albedo e Xiao. Eles estão na mesma categoria não por acaso, pois parece que os desenvolvedores confundiram suas mecânicas de jogo ao criar esses aprimoramentos. É difícil explicar de outra forma o fato de que a C4 do usuário de Geo com espada (Albedo) buffa ataques imersivos (característica do Xiao), enquanto a constelação de mesmo número do usuário de Anemo com lança (Xiao) aumenta a porcentagem de DEF (uma característica importante para Albedo).
Alguém pode argumentar que Albedo frequentemente realiza ataques imersivos a partir da sua flor, ou que Xiao perde HP e, portanto, se beneficiaria de defesa. No entanto, mesmo com essa explicação, essas constelações ainda não fazem muito sentido para ambos os personagens. Os jogadores até brincam que Albedo é o suporte “assinatura” de Xiao, sendo essa a única maneira de justificar as “constelações trocadas”.
Outra constelação estranha pertence a uma das mais fortes personagens DPS do jogo — a usuária de lança Pyro, Hu Tao. Ela é considerada bastante dependente de constelações, mas sua C4 é, para dizer o mínimo, estranha. Ela aumenta a Taxa Crítica de todos os membros do grupo, exceto a própria Hu Tao, depois que ela derrota um inimigo com a marca criada por sua Habilidade Elemental.
Não só o efeito dura apenas 15 segundos, mas o aprimoramento em si não faz sentido, já que Hu Tao atua como uma “hypercarry” em times onde ela sozinha causa a maior parte do dano, e os outros personagens são apenas suportes. E esse aumento de Taxa Crítica não é necessário para os outros membros da equipe!
Essa constelação faz parecer que a usuária de lança deveria ser uma sub-DPS ou personagem de suporte, mas sua jogabilidade e outras habilidades não se encaixam nisso. Por causa disso, muitos não veem motivo para buscar especificamente essa constelação.
Enquanto outros personagens têm constelações específicas que são estranhas, Aloy simplesmente não tem constelações. Isso acontece porque a personagem foi distribuída a todos os jogadores por um tempo limitado como parte de uma colaboração com o jogo Horizon. Ela não tem uma arma assinatura, e com as constelações, a situação é ainda mais curiosa. Elas têm um desenho e aparecem na interface como as de outros personagens, mas todas as seis têm o mesmo nome — “Estranha de Outro Mundo”. Infelizmente, no momento, nenhuma constelação pode ser obtida para ela, já que Aloy foi entregue apenas uma vez.
Por causa disso, uma personagem já considerada sem sentido (devido à jogabilidade limitada, design que não se encaixa no cenário do jogo e habilidades estranhas) fica ainda mais restrita em seu uso. Infelizmente, uma personagem potencialmente interessante não foi bem implementada e, hoje, ela é mais um item de coleção que nem todos possuem. Alguns jogadores a utilizam com sucesso e conseguem bons resultados, mas aprimorar a personagem só é possível de forma artificial: através de boas armas, artefatos e suportes.
Constelações estranhas e inadequadas existem não apenas em personagens comuns, mas até em Arcontes. Zhongli, por exemplo, não teve muita sorte com sua última constelação. Embora não prejudique o personagem e até o complemente, para um aprimoramento tão difícil de obter, poderia ter sido um buff melhor. Graças a ela, o usuário de lança Geo também pode se tornar um curandeiro, pois os membros do grupo recebem cura toda vez que o escudo sofre dano.
Por um lado, Zhongli pode se tornar um sustento universal, liberando o slot de curandeiro para outro personagem, possivelmente mais útil para o grupo. Mas, por outro, isso pode ser um ponto negativo para certos personagens. Por exemplo, Hu Tao precisa permanecer com HP baixo quase todo o tempo, então curandeiros não são desejáveis para ela. E o Arconte poderia ter simplesmente reduzido resistências e protegido do dano recebido sem curar.
A sexta constelação de Zhongli é um tanto semelhante à última constelação de Bennett. Globalmente, ela não atrapalha, mas torna um personagem de amplo espectro um pouco mais nichado em um aspecto.