Cabo de alimentação das placas de vídeo NVIDIA RTX 5090 atinge 160°C, confirmado por câmera térmica
Uma nova evidência surgiu confirmando os problemas de alimentação das placas de vídeo NVIDIA da série RTX 5000. Andreas Schilling, do portal HardwareLUXX, compartilhou imagens de uma câmera térmica na rede social X, revelando temperaturas alarmantes.
Durante testes com a placa Inno3D RTX 5090 Frostbite, equipada com refrigeração líquida e uma nova fonte BeQuiet! Dark Power 13 ATX 3.1, Schilling decidiu usar uma câmera térmica. Ele descobriu que o cabo de alimentação atingiu 150°C durante o uso, com a temperatura no ponto de conexão com a placa ultrapassando 160°C. Embora o conector e o cabo não apresentassem danos visíveis, Schilling enfatizou que este é um ponto fraco crítico para toda a geração de placas NVIDIA, expressando sua falta de confiança nesta solução.
Reclamações sobre problemas com cabos de alimentação e conectores surgiram desde o lançamento da série NVIDIA RTX 4000, e parecem persistir na nova linha RTX 5000. Relatos de usuários comuns mostram casos de conectores derretidos, fios queimados e até mesmo placas de vídeo topo de linha completamente danificadas durante o uso normal.