O CEO da Twitch, Dan Clancy, abordou a recente limitação da qualidade de transmissão para 720p para usuários localizados na Rússia. Ele esclareceu que, apesar dessa medida, a plataforma de streaming não tem planos de encerrar suas operações no país. A decisão atual, segundo Clancy, está ligada a desafios econômicos severos, em grande parte causados pelas sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos.
As restrições financeiras resultantes das sanções impedem a Twitch de gerar receita de forma eficaz na região, o que torna a operação no mercado russo financeiramente inviável nos moldes atuais. Clancy explicou que a redução na qualidade do streaming foi uma ação necessária e вынужденной (forçada), adotada para otimizar os custos e manter a plataforma funcionando sob as condições atuais.
Não temos absolutamente nenhum plano de sair da Rússia, pretendemos continuar operando nela, então esta é uma situação diferente em comparação com o que aconteceu na Coreia. A Rússia é um problema devido às sanções, portanto, esta não é uma decisão da Twitch, mas são decisões que devemos cumprir, baseadas em regras e requisitos governamentais.
Esperamos que as sanções sejam resolvidas com o tempo, e então poderemos nos concentrar mais na Rússia. Esta [a limitação de qualidade] não é necessariamente uma solução de longo prazo, mas teve que ser considerada, pois era um fator importante na economia da operação do site.
É importante recordar que, a partir de 23 de junho, os usuários da Twitch na Rússia observaram uma diminuição nas opções de qualidade de vídeo disponíveis. A escolha de 1080p, antes amplamente acessível, foi removida, deixando a qualidade de 720p como a única opção de alta definição para visualização.