No dia 6 de abril, terá início a fase de grupos do PGL Bucharest 2025 de Counter-Strike 2, que será realizado em formato LAN em Bucareste, Romênia. Apesar de o torneio não contar com nenhuma equipe do top 4 do ranking da HLTV.org, o evento será de grande importância para outros clubes que têm apresentado ótimos resultados, mas ainda não conseguiram conquistar um troféu neste ano.
Este último grande torneio antes do início das qualificatórias para o Major é uma excelente oportunidade para muitas equipes se prepararem e testarem suas forças antes da última corrida para o BLAST.tv Austin Major 2025. Apresentamos os principais candidatos à vitória neste artigo.
A equipe da Mongólia já se consolidou como uma possível candidata a troféus em torneios de nível 1, e o quarto lugar no ranking da Valve e o sétimo da HLTV.org são provas claras de que a equipe é capaz de vencer adversários fortes. No entanto, em 2025, o time não subiu acima do 3º ou 4º lugar. Muitos apontam a pressão do palco como o principal problema, o que é compreensível, dada a idade dos jogadores. O mais velho, sem contar o treinador, é bLitz, que tinha apenas 23 anos na data de publicação deste artigo.
The Mongolz frequentemente se perdem nos playoffs, como se todos os jogadores fossem substituídos ao se depararem com a multidão. Em partidas cruciais, os fãs veem repetidamente um aumento no número de erros dos jogadores, que os adversários de alto nível, é claro, não perdoam. Mas, a longo prazo, ficou claro que os problemas do The Mongolz não surgem apenas nos playoffs. A jovem equipe às vezes nem chega a essa fase, mostrando resultados instáveis. Em um dia, o clube é capaz de tirar um mapa da imparável Team Vitality, e no outro, perde fragorosamente para a G2. Apesar disso, analistas de casas de apostas consideram o The Mongolz o favorito para o evento.
A equipe de Ilya m0NESY Osipov ainda não conseguiu se recuperar após a saída de Nikola NiKo Kovac para a Falcons. A equipe continua a apresentar resultados ruins, e muitos culpam o capitão da G2, Janusz Snax Pogorzelski. Há muito tempo se fala na internet sobre a possível chegada de Kamil siuhy Szkaradek para o seu lugar, que, segundo rumores, jogará temporariamente pela Team Liquid por empréstimo até o final do BLAST.tv Austin Major 2025. No entanto, Pogorzelski pode não ser o único problema, já que Mario malbsMd Samayoa ainda está longe de ser um substituto digno para NiKo.
Atualmente, a equipe não parece competitiva. Os resultados recentes claramente não correspondem às expectativas dos jogadores, dos fãs e até mesmo o relativo sucesso da G2 ao chegar aos playoffs do BLAST Open Lisbon 2025 dificilmente pode ser considerado um sinal de recuperação – o próprio Osipov observou que, dado o nível de jogo, a equipe chegou à fase decisiva do torneio por um milagre.
A equipe está passando por mais uma queda, que poderia ser atribuída à substituição forçada de ropz. Mas enquanto a equipe se adapta com Jonathan EliGE Jablonowski, não devemos esquecer como a FaZe terminou a última temporada – na final do Major, apesar de uma série de resultados insatisfatórios antes disso.
Esta não é a primeira queda da equipe, e ela retornou com confiança ao alto nível, provando que Finn karrigan Andersen ainda é capaz de muito. Mas será que a FaZe será capaz de se reerguer novamente ou estará condenada a um reshuffle é uma grande questão. As últimas apresentações ainda não se parecem com um retorno, mas sim com o proverbial último prego no caixão. Os fãs da tag só podem esperar por um milagre – no entanto, karrigan os realizou com mais frequência do que a maioria dos líderes.
A nova equipe de Nikola NiKo Kovac, que deveria ser mais uma tentativa de construir uma super equipe, até agora só conseguiu surpreender com sua incapacidade de competir no nível 1. Tal como da última vez, a gestão do clube apostou em nomes sonoros, mas os resultados continuam insatisfatórios – a história da Falcons já deu a muitos motivos para duvidar das capacidades de treinador de Danny zonic Sørensen.
Já nos convencemos repetidamente de que a presença de um jogador forte não garante o sucesso da equipe. Embora Kovac seja um dos riflers mais fortes da história do jogo, um homem sozinho ainda não é um exército. Mesmo considerando que a equipe tem um sniper muito forte, Abdul degster Gasanov, até agora essa vizinhança está, antes, funcionando contra a equipe. É muito difícil quando há dois jogadores “gananciosos” na equipe que precisam de um enorme espaço para realizar seu potencial. Parece que as restrições forçadas para NiKo e degster estão prejudicando muito ambos. O problema ainda parece insolúvel, e mesmo no próximo torneio, onde não há líderes da cena profissional, é improvável que a equipe consiga levantar a taça desejada.
Quase um ano se passou desde a chegada de Denis electroNic Sharipov ao VP. E então essa transferência foi tão impactante quanto inesperada. Parecia que Sharipov iria claramente fortalecer a equipe, mas na realidade ele apenas encerrou a era Jame no clube. Primeiro, os membros da equipe levaram seis meses para se ajustar um ao outro, e então a equipe voltou a fazer reshuffles. A chegada de Timur FL4MUS Marev, um jogador forte que se mostrou excelente na GamerLegion durante o Perfect World Shanghai Major 2024, foi uma candidatura para uma nova era, mas desde então o VP nunca conseguiu avançar além das quartas de final.
Mas qual é a pedra no sapato da equipe? Pode-se pensar nos jogadores, mas vale a pena considerar que também existem fatores externos. Atualmente, o Virtus.pro enfrenta problemas periodicamente: ora Marev não recebe um visto e a equipe é forçada a jogar com Nikolai mir Bityukov, ora a constante falta de tempo não permite que os jogadores se reúnam em um bootcamp e analisem táticas e problemas com bom senso, tato e disposição. Mesmo com todos os obstáculos, a equipe demonstrou no último evento que é capaz de resistir ao Vitality no auge da forma. Mas até agora isso é pouco, e especialistas consideram o Virtus.pro mais um azarão.
***
O PGL Bucharest 2025 será realizado de 6 a 13 de abril na Romênia. 16 equipes disputarão um prêmio total de $1,25 milhão.