A NVIDIA disponibilizou publicamente o código fonte do PhysX SDK, um conjunto de ferramentas para simulação física. O código pode ser encontrado no portal GitHub. Este conjunto inclui o motor PhysX para simulação de processos físicos e a ferramenta Flow, utilizada para modelagem de comportamento de fluidos.
Em comunicado, a NVIDIA expressou entusiasmo com a atualização do PhysX SDK, que agora inclui todo o código fonte da GPU, licenciado sob a licença BSD-3. São mais de 500 núcleos CUDA prontos, oferecendo funcionalidades como dinâmica de corpos rígidos, simulação de fluidos e objetos deformáveis. A GPU PhysX é destacada como um dos exemplos mais avançados de uso de CUDA e GPU para simulações em tempo real. A NVIDIA espera que esta liberação seja um recurso valioso para aprendizado, experimentação e desenvolvimento para toda a comunidade. Adicionalmente, foi liberado o acesso à implementação completa de shaders de computação na GPU para o Flow SDK, a biblioteca de modelagem de fluidos da empresa.
Anteriormente, a NVIDIA havia interrompido o suporte para a tecnologia PhysX de 32 bits em suas placas de vídeo mais recentes da série RTX 50XX. Em alguns jogos que utilizavam o motor PhysX, os cálculos de física foram transferidos para a CPU, resultando em um aumento da carga sobre o processador.