Um incidente ocorreu em Fortnite envolvendo a versão de inteligência artificial (IA) do personagem Darth Vader, que, para surpresa dos jogadores, começou a utilizar linguagem ofensiva durante as interações. Este problema afetou o sistema experimental de voz do personagem, que foi integrado ao jogo para proporcionar uma experiência mais imersiva e interativa.
A proposta original era que o personagem de IA, modelado a partir do icônico vilão de `Star Wars`, proferisse apenas frases pré-programadas. Contudo, um inesperado contratempo fez com que ele passasse a gerar diálogos contendo palavrões e outras observações consideradas inadequadas. Representantes da Epic Games, a desenvolvedora do jogo, explicaram que a situação resultou de um “erro imprevisto” ligado ao processo de treinamento da IA de voz.
Em resposta rápida, os desenvolvedores lançaram uma atualização com o objetivo de limitar as respostas da IA de Vader que pudessem ofender a comunidade de jogadores. Além disso, foi implementada uma medida de segurança: agora, usuários com menos de 13 anos precisam obter permissão de seus pais para ativar a funcionalidade de voz da IA. A Epic Games esclareceu ainda que, embora os dados de áudio sejam transmitidos para os servidores do Google, as transcrições de texto das conversas não são armazenadas.