Nikita Buyanov, chefe do estúdio Battlestate Games, compartilhou suas reflexões sobre o futuro lançamento de Escape from Tarkov. Durante uma transmissão de Null1k na Twitch, o criador do jogo de tiro afirmou que o lançamento da versão 1.0 não o deixará feliz, mas sim aumentará o volume de trabalho devido aos críticos do título.
Buyanov enfatizou que o lançamento de Tarkov é um processo complexo de negócios e social, muito além de simplesmente mudar o status de beta para 1.0 ou realizar eventos de marketing. Ele ressaltou que o lançamento não é o fim do desenvolvimento, mas sim o início de uma nova fase de crescimento e reestruturação para otimizar eventos e continuar surpreendendo os jogadores, mesmo após dez anos de jogo.
Ao ponderar sobre o dia do lançamento, Buyanov questionou se seria mais feliz e respondeu negativamente. Ele explicou que antecipa um grande influxo de jogadores, o que pode sobrecarregar os servidores e atrair ataques maliciosos. Buyanov expressou sua perplexidade diante da motivação de alguns jogadores em destruir ou criticar um jogo interessante, embora imperfeito, em vez de simplesmente aproveitar a experiência.
Escape from Tarkov está em fase de beta testing desde 2017. Anteriormente, Buyanov mencionou a possibilidade de lançamento da versão 1.0 em 2025, mas o estúdio não fez anúncios oficiais. Atualmente, a versão do jogo é a 0.16.5, com um wipe ocorrido em 26 de dezembro de 2024. Os desenvolvedores prometeram apresentar um roadmap atualizado em breve.