Daxak compara disciplina de jogadores profissionais em LoL e Dota 2
O jogador profissional de Dota 2, Nikita “Daxak” Kuzmin, comentou sobre a falta de disciplina entre os jogadores de Dota 2, sugerindo que a Valve poderia aprender com o método de controle da Riot Games sobre os jogadores de League of Legends. Kuzmin observou que, embora a Riot às vezes seja muito rigorosa, a falta total de controle da Valve também não é ideal.
Daxak elogiou a abordagem de autodesenvolvimento usada pelos jogadores de LoL nas regiões asiáticas, que envolve vários treinadores responsáveis por diferentes aspectos do jogo. Ele compartilhou essa opinião durante o podcast KD CAST no YouTube.
“O ideal seria como no LoL. Ouvi dizer que lá os jogadores têm regras para tudo, quase como no exército. Cada jogador tem vários treinadores: um para mentalidade, outro para estratégias, outro para mecânica e assim por diante. É muito profissional”, disse Daxak.
Ele continuou: “No LoL, há controle demais, na minha opinião. Quando jogaram contra um time feminino, baniram cinco suportes e os jogadores foram punidos por isso. Isso é excessivo. Mas a Valve não tem controle nenhum. As pessoas são indisciplinadas, podem ameaçar, quase brigar em torneios. Podem fazer qualquer coisa. Não há controle algum.”
O incidente mencionado por Daxak ocorreu em 2019, quando a equipe ROX recebeu uma advertência após uma partida contra o time feminino Vaevictis eSports no LCL Spring 2019. A equipe masculina baniu cinco suportes, mas a punição foi por “discriminação, insulto e desprezo aos oponentes no chat de voz” durante a fase de draft, não pela escolha dos bans em si.