O deputado da Duma Estatal, Anton Nemkin, declarou que, apesar das violações da legislação russa pelo YouTube, as autoridades ainda não planejam seu bloqueio total ou direto na Rússia.
Ele observou que os usuários devem estar cientes dos riscos associados ao uso de uma plataforma estrangeira, incluindo acesso e armazenamento de dados.
No momento, não se fala em desligamento completo ou bloqueio direto do YouTube. Mas, de qualquer forma, os usuários devem se lembrar dos riscos – tanto em termos de acesso quanto em termos de armazenamento de seus dados e conteúdo em uma plataforma estrangeira.
Apesar disso [numerosas violações da legislação russa], nenhuma medida radical para bloquear o recurso está sendo tomada ainda – não se deve confundir a desaceleração de seu trabalho em meio à obsolescência do equipamento com as ações dos reguladores. Hoje, o YouTube na Rússia funciona, embora com interrupções. No entanto, a plataforma está sobClose vigilância, e seu funcionamento pode ser realmente restrito se a situação não mudar.
Anteriormente, um tribunal registrou uma dívida da filial russa do Google no valor de cerca de ₽ 91,5 quintilhões (um número com 18 zeros). Praticamente todo esse valor inclui penalidades por decisões sobre a infundabilidade do bloqueio de alguns canais no YouTube.