O diretor de Dave the Diver, Jaeho Hwang, comentou sobre a polêmica gerada após a indicação do jogo na categoria “Melhor Jogo Indie” no The Game Awards 2023. Embora o estilo visual e a jogabilidade pudessem sugerir uma origem independente, a equipe da Mintrocket faz parte da grande editora sul-coreana Nexon, uma empresa com receita bilionária.
Em entrevista ao portal japonês 4Gamer.net, Hwang afirmou que Dave the Diver nunca foi posicionado como um jogo indie. Ele esclareceu que o estúdio Mintrocket foi criado dentro da Nexon com o objetivo de desenvolver projetos menores e de menor risco. O diretor acrescentou que a equipe não se inscreveu para a premiação e ficou surpresa com a indicação na categoria.
O organizador da cerimônia The Game Awards, Geoff Keighley, já havia explicado anteriormente que os critérios para “indie” permanecem pouco claros e que a decisão de incluir jogos nessa categoria é feita por um júri internacional composto por 120 veículos de mídia. Segundo ele, cada um tem sua própria compreensão de independência: pode ser o orçamento, o tamanho da equipe, a fonte de financiamento ou a abordagem criativa.