Disney reduz programas de inclusão e altera aviso sobre racismo em desenhos antigos
A Disney começou a modificar suas políticas internas e programas relacionados à inclusão, igualdade e diversidade (DEI). A empresa removeu menções ao programa Reimagine Tomorrow, que destacava funcionários e histórias de minorias e grupos marginalizados. Uma bolsa de estudos específica para esses grupos também foi ocultada.
A empresa não abandonou completamente os princípios de DEI, mas os integrou às regras gerais de contratação, enfatizando como isso beneficiará os negócios. Além disso, a Disney alterou o aviso exibido antes de alguns de seus desenhos animados antigos, como “Dumbo” e “Peter Pan”.
Inicialmente, o aviso mencionava “representações culturais do passado”. Em 2020, foi expandido para abordar “representações negativas e maus-tratos a várias culturas”. Agora, o aviso foi reduzido para “O programa é apresentado em sua forma original. Pode conter estereótipos e imagens negativas”. A exibição desse aviso também se tornou opcional, aparecendo apenas na descrição do filme.
A Disney não é a primeira empresa a recuar em políticas de DEI. Anteriormente, a Amazon também encerrou parte de seus programas baseados em regras de inclusão e diversidade.