Em Genshin Impact, com tantos personagens disponíveis (85 até o patch 5.1), alguns dominam as listas de níveis e facilitam qualquer conteúdo, enquanto outros são amados pelos jogadores mesmo sem serem os mais fortes. No entanto, existe uma categoria de heróis que são excelentes no modo solo, mas se tornam surpreendentemente inúteis ou até prejudiciais no modo cooperativo devido às peculiaridades de suas habilidades. É sobre eles que falaremos neste artigo.
Thoma, o eficiente assistente do Clã Kamisato, é um bom escudeiro, útil tanto para novatos quanto para jogadores mais experientes no modo individual. Contudo, no cooperativo, esse suporte robusto pode se transformar em um peso morto, incapaz de causar dano significativo (a menos que seja buildado de forma específica para isso, o que é complicado). Enquanto outros personagens podem compartilhar escudos com a equipe ao obter constelações, Thoma parece ser “egoísta” e não tem essa capacidade nativa de ajudar seus companheiros.
A única coisa que o servo do Clã Kamisato pode oferecer aos seus colegas de equipe é uma pequena aplicação Pyro e um buff na C6, que por si só já é difícil de conseguir. O resultado é que, no multiplayer, Thoma pouco contribui, podendo até ocupar um espaço valioso de forma improdutiva, apesar de suas habilidades serem decentes em jogo solo.
O Arconte Geo, Zhongli, também não é particularmente favorecido no modo cooperativo, apesar de possuir um escudo quase indestrutível. A razão pela impopularidade dos jogadores de Zhongli é semelhante à de Thoma: na C0, ele aplica a proteção apenas a si mesmo, ignorando os outros membros da equipe. Claro, há uma “cura” para essa “avareza”: obter a C2. No entanto, conseguir duas constelações para um personagem Lendário não é uma tarefa fácil nem barata.
Lamentavelmente, é comum que jogadores de Zhongli ignorem essa particularidade e levem seu personagem favorito para o co-op. Quando outros membros da equipe morrem pela falta de defesa, os colegas de jogo só podem assistir enquanto o Arconte Geo leva uma eternidade para derrotar o chefe sozinho. Para evitar ser visto como esse tipo de jogador, é melhor garantir as constelações necessárias ou focar em aumentar o dano do seu Zhongli antes de se aventurar no cooperativo.
Muitos personagens em Genshin Impact possuem infusão elemental: um efeito especial que imbuy suas armas com um dos sete elementos, tornando seus ataques normais elementais. Personagens como Ayaka, Keqing, Kaveh, Ayato e Candace, entre outros, têm essa habilidade. Bennett também a adquire na C6, mas muitos jogadores optam por não ativar essa constelação, sentindo que ela pode atrapalhar a jogabilidade de certos heróis. No entanto, a infusão verdadeiramente inconveniente é a de outro personagem: Chongyun.
Este personagem Cryo tem uma infusão inevitável em seus ataques normais que se ativa após usar sua Habilidade Elemental (E). Diferente de Bennett, que é considerado um dos personagens de 4 estrelas mais úteis, Chongyun não possui um alto dano pessoal. Em vez disso, sua habilidade elemental interfere com vários personagens: Keqing, Candace, Dori (C6) e Kazuha (C6). Por essa razão, o exorcista de Liyue não é bem-vindo no co-op por muitos, pois há uma grande chance de que sua infusão “prejudicial” arruine o potencial de dano da equipe.
No jogo, há diversos suportes altamente especializados, cujos buffs são úteis apenas para um pequeno grupo de personagens ou até mesmo para um único. No entanto, personagens como Gorou, por exemplo, não são úteis apenas para Itto, mas para uma série de outros heróis Geo, e Faruzan tem boa sinergia com todos os DPS Anemo, não só com o Andarilho. Isso os torna mais flexíveis e, consequentemente, mais desejados.
O caso de Kujou Sara é diferente. A General do Exército do Shogunato não só é leal a Raiden na história, mas também a serve devotamente no campo de batalha, pois todas as suas habilidades são calibradas exclusivamente para dar suporte à Arconte Electro.
A desvantagem de Sara reside em seu buff excessivamente nichado e na dificuldade de aplicá-lo efetivamente. Ela fornece um bônus de ataque, mas esse efeito depende da troca de personagens na equipe (no modo individual) e exige que o herói esteja dentro da área de efeito de seu ataque carregado, o que não é simples mesmo no mundo aberto, muito menos no multiplayer. Sara funciona bem em equipes cuidadosamente planejadas, algo que é praticamente impossível de replicar com jogadores aleatórios em desafios de domínio.
Nilou é uma personagem excelente, capaz de atuar como DPS principal ou secundária. O dano da heroína vem primariamente das reações com Dendro (Bloom). Apesar de ter uma jogabilidade relativamente direta e causar bom dano, Nilou é “exigente”, principalmente em relação à composição da equipe e até mesmo à build dos personagens. Isso a torna quase impossível de otimizar completamente no modo cooperativo.
Primeiramente, a maior parte do dano da dançarina depende dos elementos dos personagens no grupo: todos os membros devem ser Dendro ou Hydro para que ela possa maximizar o dano dos Núcleos Dendro. Em segundo lugar, os personagens precisam estar buildados em Proficiência Elemental e upados para o nível 90, o que torna ainda mais difícil encontrar companheiros de equipe adequados. Enquanto no modo individual é possível contornar algumas das exigências de Nilou, no co-op jogadores aleatórios dificilmente se darão ao trabalho de procurar aliados que atendam aos requisitos dela.
Por muito tempo, Hu Tao foi considerada a DPS mais forte, capaz de causar milhões de dano com facilidade. Ela ainda pode fazer isso hoje, mas buildá-la e usá-la para atingir esses milhões não é simples, e jogadores inexperientes podem transformá-la de uma DPS poderosa em um grande problema. E frequentemente são essas pessoas que a levam para o cooperativo, causando dores de cabeça aos outros membros da equipe. A questão é que a usuária de lança deve constantemente equilibrar-se entre a vida e a morte, mantendo uma quantidade mínima de HP para maximizar seu dano, mas sem morrer com um golpe inesperado.
Infelizmente, somado à complexidade do cancelamento de animação e ao constante malabarismo com a barra de HP, Hu Tao não é muito popular no co-op. Curá-la é indesejável, pois diminui seu dano, mas sem cura a personagem pode morrer instantaneamente, deixando o resto da equipe em apuros. Embora muitos personagens no jogo também gerenciem seu HP (como Xiao ou Wriothesley), eles são mais resilientes ou porque seu dano depende da *oscilação* do HP, não apenas de estar baixo. Mas Hu Tao não teve essa sorte, e por isso a personagem não é muito apreciada no modo cooperativo desde então.