Editora AST responde a acusações de uso de IA na capa de “O Bruxo”
A editora AST se manifestou sobre as alegações de uso de inteligência artificial na criação da capa do livro “O Cruzamento dos Corvos”, da série “O Bruxo”. A declaração foi publicada nas redes sociais da empresa.
O anúncio da edição russa de “O Cruzamento dos Corvos” ocorreu no início de março, quando a AST revelou a capa do livro. Alguns internautas, inclusive de outros países, suspeitaram que a empresa tivesse usado IA. Como evidência, apontaram para o medalhão de Geralt, no qual é difícil reconhecer a cabeça de lobo.
Representantes da AST afirmaram que a capa foi desenhada por um artista da empresa, que também trabalhou em outros livros da série “Mestres da Fantasia”. Como prova, a empresa publicou versões intermediárias da imagem. Apesar disso, a editora pretende aprimorar a capa considerando as críticas recebidas.
A nova parte da saga “O Bruxo” foi lançada em dezembro de 2024 exclusivamente na Polônia. O lançamento internacional está previsto para 30 de setembro de 2025. Na Rússia, “O Cruzamento dos Corvos” estará à venda em abril, e o livro já foi enviado para impressão. A tradução foi feita por Vadim Kumok.