A operadora de torneios ESL anunciou alterações significativas em seu ecossistema de campeonatos de Dota 2. As novidades foram divulgadas no site da empresa e entrarão em vigor a partir da temporada 2025-2026.
Doravante, o ESL Pro Tour (EPT) será estruturado em torno do ESL One de primavera, que se tornará o principal evento de meio de temporada. Cada temporada do EPT contará com um total de quatro torneios: três eventos da série DreamLeague e um ESL One.
As particularidades de organização de cada campeonato também foram aprimoradas. O ESL One foi expandido de 12 para 16 participantes, e todos os eventos da série DreamLeague passarão a ter formatos e número de vagas para equipes variados. Representantes da ESL também asseguraram que haverá qualificatórias abertas para todas as competições.
Adicionalmente, a partir da próxima temporada do EPT, a DreamLeague ganhará uma segunda divisão. A série anual de campeonatos DreamLeague Division 2 é posicionada como eventos de Tier 2, com o objetivo de diminuir a diferença entre as equipes de ponta e os times de nível inferior.
A DreamLeague Division 2 será realizada nas regiões europeias. Para a temporada 2025-2026, estão planejados quatro desses torneios com uma premiação total de US$ 200 mil. Mais detalhes sobre esta nova divisão serão anunciados posteriormente.
Detalhes dos Formatos dos Torneios Principais:
-
DreamLeague com 24 equipes:
Formato: Fase de grupos no sistema suíço e playoffs de eliminação dupla (double-elimination). Todas as partidas serão melhor de 3 (bo3), exceto a grande final.
-
DreamLeague com 16 equipes (Formato Clássico):
Formato: Torneio tradicional de duas semanas com duas fases de grupos seguidas por playoffs.
-
ESL One com 16 equipes:
Formato: Duas grupos de oito equipes disputando no sistema round-robin (todos contra todos), seguidos por playoffs de eliminação dupla (double-elimination).
-
DreamLeague com 12 equipes:
Formato: Um único grupo no sistema round-robin, seguido por playoffs. Não haverá partidas melhor de 1 (bo1) neste formato.