Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, revelou que o consumo frequente de alimentos ricos em gordura e açúcar pode ter um efeito prejudicial no raciocínio espacial e na capacidade de memorizar a localização de objetos. Essas habilidades são consideradas importantes para o desempenho de jogadores (gamers).
A pesquisa contou com a participação de 55 estudantes universitários, com idades entre 18 e 38 anos. Os voluntários responderam a questionários detalhados sobre seus hábitos alimentares. Em seguida, foram submetidos a testes em um ambiente de labirinto virtual, onde precisavam memorizar e identificar a posição de um objeto escondido.
Os resultados mostraram que os participantes que relataram consumir dietas mais ricas em gorduras e açúcares tiveram um desempenho inferior nas tarefas de navegação e memória espacial dentro do labirinto virtual. Os cientistas observaram que essa correlação parece estar diretamente ligada à dieta, e não a fatores como o peso corporal dos participantes ou suas capacidades gerais de memorização.
O estudo, cujos resultados foram publicados na revista International Journal of Obesity, sugere que a qualidade da alimentação pode ter um impacto direto no desempenho cognitivo, afetando funções cerebrais cruciais para atividades que exigem navegação espacial e memória de curto prazo, como é o caso de muitos jogos eletrônicos.