Um jogador de Counter-Strike 2, conhecido como CPU19, realizou uma investigação para determinar se existe alguma relação entre a cor da identificação de um jogador em partida e seu desempenho estatístico. As conclusões desta análise foram compartilhadas em uma publicação no Reddit.
Para conduzir o estudo, CPU19 coletou dados de seus oponentes ao final de 50 partidas. Ele atribuiu pontos com base na posição no ranking de desempenho de cada partida: cinco pontos para o primeiro lugar, quatro para o segundo, e assim sucessivamente. Em seguida, calculou a soma dos pontos para cada cor e registrou a frequência com que jogadores de cada cor alcançaram o primeiro e o último lugar nas tabelas de resultados. É importante notar que CPU19 excluiu os resultados de sua própria equipe da análise, pois sua conexão de servidor estável frequentemente lhe concedia sua cor preferida, o que poderia enviesar a aleatoriedade dos dados.
Os resultados indicaram que jogadores com a tag de cor verde tenderam a apresentar o melhor desempenho, acumulando um total de 160 pontos e alcançando o primeiro lugar em 20% das partidas. Em contrapartida, as cores laranja e roxo foram associadas ao pior desempenho, com jogadores dessas cores terminando com as piores estatísticas em 26% e 28% dos casos, respectivamente. Notavelmente, jogadores com a tag laranja foram os que mais frequentemente se encontraram nas últimas posições das partidas.