Bruce Nesmith, ex-designer da Bethesda que fez parte da equipe responsável pelo The Elder Scrolls IV: Oblivion original, comentou de forma muito positiva sobre o alegado The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered. Ele afirmou que o “remaster” foi um sucesso e que a própria palavra não descreve adequadamente o trabalho realizado pelos novos game designers. Nesmith considera que esta é, na verdade, uma versão “Oblivion 2.0”.
“Passei muitos anos trabalhando neste jogo. Há muito sangue, suor e lágrimas investidos nele, assim como na equipe. Eu conhecia cada cena em detalhes. E elas pareciam incríveis.
Pensei que eles apenas atualizariam as texturas, nem me surpreenderia. Não podia imaginar que planejavam uma reformulação completa.
Mas eles refizeram as animações e todo o sistema delas, mudaram para a Unreal Engine, alteraram o sistema de progressão, atualizaram a interface – isso afeta literalmente todos os aspectos do jogo. Um volume colossal de trabalho. Honestamente, para algo assim, precisa de um termo separado – a palavra `remaster` não capta toda a essência”, disse Nesmith.
Nesmith ressaltou que se orgulha do trabalho feito. Ele acredita que não existem muitos jogos que, quase 20 anos após o lançamento, ainda consigam despertar o interesse dos jogadores.
“Orgulho é o que sinto em primeiro lugar. O jogo em que trabalhei, após 20 anos, ainda gera interesse, valeu a pena todo o esforço. E a Bethesda investiu bastante tempo e recursos no `remaster`. Em nossa indústria, há muito pouca gente que pode dizer que fez parte de algo assim”, ele acrescentou.
O lançamento do “remaster” de The Elder Scrolls IV: Oblivion ocorreu em 22 de abril. O custo da edição padrão é de $35, enquanto a versão Deluxe custa $40.