FaZe Clan com s1mple avança no BLAST.tv Austin Major 2025 ao derrotar MIBR

Notícias sobre esportes » FaZe Clan com s1mple avança no BLAST.tv Austin Major 2025 ao derrotar MIBR

Na noite de 10 de junho, a FaZe Clan, com Oleksandr `s1mple` Kostyliev, garantiu sua classificação para a terceira fase do BLAST.tv Austin Major 2025 de CS2. A equipe conseguiu evitar o mesmo destino da Team Falcons e derrotou a equipe brasileira da MIBR, “enviando-os para o famoso `aeroporto`”.

Assim como na partida da Falcons, o confronto terminou em prorrogação (overtime), mas desta vez a MIBR não conseguiu tirar proveito da sorte – talvez a tenha deixado na partida anterior. Foi ainda mais gratificante assistir a s1mple, que demonstrou sua antiga sede de vitória. A análise do jogo de Kostyliev e a classificação da FaZe para a próxima etapa.

Para a FaZe Clan, o primeiro mapa não começou da melhor forma. O round de pistol terminou em apenas 31 segundos, e o placar logo foi para 0:2. No entanto, o primeiro round armado foi para a FaZe graças a duas eliminações iniciais e uma saída inteligente de Håvard `rain` Nygaard pelo “connector”. O quarto round serviu como um lembrete da derrota da Falcons no dia anterior, na qual a MIBR muitas vezes teve sorte. Em um clutch 1v2, Felipe `insani` Eugênio passou pela fumaça que o lado de ataque queria usar para bloquear a “nove” no bombsite A, mas a fumaça acabou ajudando o brasileiro. Nesse momento, surgiu o receio de que os brasileiros acertassem todos os timings perfeitos novamente.

Felizmente, depois disso, a FaZe assumiu a liderança. O décimo round deveria empatar o placar, mas a dupla s1mple e frozen venceu o round 2v4. Tudo foi perfeito: um triple kill espetacular de Kostyliev e um one-tap preciso de Čerňanský virtualmente tiraram seus oponentes da Anubis, pois depois disso a MIBR não mostrou mais nada.

O lado de ataque (que é o lado mais forte na Anubis, com uma taxa de vitória de 55,4% para TRs segundo estatísticas do HLTV.org) a MIBR fracassou completamente, perdendo todos os clutches, exceto um. Mas embora o placar do primeiro mapa tenha sido avassalador, isso ainda não garantia uma vitória fácil para a equipe de Finn `karrigan` Andersen. Afinal, a Falcons também lidou facilmente com os brasileiros no primeiro mapa, e o que aconteceu depois, todos lembramos. O segundo mapa deste confronto foi extremamente difícil, mas a FaZe conseguiu fazer o que o elenco mais caro do torneio não conseguiu.

O segundo mapa começou para a FaZe exatamente ao contrário. Perdendo três rounds consecutivos, no quarto round a equipe de Lucas `Lucaozy` Neves tinha grandes chances de marcar um ponto. Mas karrigan e s1mple tinham outra opinião – mais uma situação de pós-plant bem executada da equipe FaZe manteve o zero ao lado do logo da MIBR no placar. Embora a equipe de Andersen no final da primeira metade tenha cedido alguns rounds frustrantes, o que deixou o placar mais favorável para os brasileiros, s1mple e companhia pareciam mais confiantes do que seus oponentes.

Mas a alegria durou pouco. Com o placar em 7:5 para a FaZe, o round de pistol parecia garantido para a equipe de Kostyliev. Uma situação de 4v2 – parecia que os brasileiros já estavam com um pé no “aeroporto”. Mas primeiro um Molotov caiu na bomba, e depois – frozen junto com s1mple. Rain trocou com Lucaozy, mas insani, após eliminar Nygaard, ficou 1v1 contra o capitão adversário. Andersen eliminou facilmente o último jogador da MIBR, mas não teve tempo, e assim, a equipe brasileira voltou para a partida. Não é à toa que dizem: “Don’t be a loser, buy a defuser”. O round de pistol perdido virou a partida, e para a FaZe, o erro corria o risco de ser fatal.

Estando a um round da derrota, a FaZe Clan não tinha mais margem para erro. O 24º round é emocionalmente difícil, quando você está a um passo de continuar no jogo ou ser eliminado. E em uma situação tensa de 1v1, Jonathan `EliGE` Jablonowski levou a partida para o overtime. E se alguns rounds atrás a FaZe estava desmoronando e se perdendo no mapa, cometendo erros tolos, no overtime conseguiu se recompor graças ao comeback e à experiência dos jogadores. E então entrou em cena o s1mple que todos esperavam. Kostyliev demonstrou a audácia e agressividade (no bom sentido) que lhe são características e correu contra o oponente de faca.

No overtime, a MIBR desmoronou e não conseguiu surpreender, como fez no dia anterior. Talvez os brasileiros tenham gastado toda a sua sorte na partida contra a Falcons. E s1mple colocou um ponto final nesse confronto com um triple kill e avançou junto com a FaZe Clan para a terceira fase do Major, “vingando” Ilya `m0NESY` Osipov e Nikola `NiKo` Kovač.

A FaZe Clan conseguiu avançar para a próxima etapa, embora não sem problemas. Começando com 2:0 após duas partidas, a equipe de Kostyliev enfrentou a Legacy (que, aliás, conseguiu surpreender e “enterrar” muitos Pick`Ems) e a 3DMAX. Mas, Kostyliev mesmo disse após a derrota para a equipe francesa: “Se [perderemos] – [culpem] apenas a mim”. E ele cumpriu suas palavras.

Se a equipe conseguirá surpreender a todos e chegar aos playoffs é uma questão mais complexa. Não se pode excluir a aura do Major, um seeding favorável, assim como o fator BO1, onde tudo pode acontecer, e nem mesmo os mais fortes estão imunes a derrotas. No momento da publicação deste material, sabe-se que a primeira partida da FaZe na terceira fase do BLAST.tv Austin Major 2025 será contra a Aurora Gaming. Mas demonstrar um excelente jogo já agora, a FaZe Clan definitivamente conseguiu.

As partidas do BLAST.tv Austin Major 2025 acontecem de 3 a 22 de junho em formato LAN em Austin, EUA. As equipes disputam uma premiação total de US$ 1,25 milhão.

Gabriel Neves dos Santos

Gabriel Neves dos Santos, 34 anos, é um repórter veterano da cena de eSports em Curitiba. Com background em programação, ele traz uma perspectiva única para suas análises sobre Dota 2 e Valorant. Conhecido por suas investigações aprofundadas sobre contratos e transferências de jogadores profissionais, ele se destaca por revelar histórias exclusivas do cenário.

© Copyright 2025 Portal de notícias de esportes
Powered by WordPress | Mercury Theme