O sindicato SAG-AFTRA, que representa atores nos Estados Unidos, anunciou oficialmente o término da greve que afetava o setor de videogames. A decisão veio após a conquista de contratos preliminares bem-sucedidos durante as recentes negociações, conforme divulgado pelo portal Variety.
Entre as principais reivindicações dos atores estavam a proteção contra o uso de inteligência artificial generativa em trabalhos de dublagem para jogos, além de aumentos salariais. Eles obtiveram sucesso em garantir um aumento considerado recorde na indústria, de 24%, melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho, e a definição clara das obrigações das empresas no uso de IA, que incluem compensação aos atores, aplicação limitada da tecnologia e prazos definidos para as licenças de uso.
A paralisação dos dubladores começou em outubro de 2023 e se estendeu por mais de 300 dias. Nos próximos dias, o SAG-AFTRA firmará um novo acordo com diversas grandes produtoras de jogos e companhias de entretenimento, como Activision, Disney, Electronic Arts, Epic Games, Formosa Interactive, Insomniac Games, Take-Two, Warner Bros. Games, entre outras. Por enquanto, o sindicato já deu permissão para que os atores retornem às suas atividades profissionais.