Guilda de Atores processa Epic Games por voz de Darth Vader com IA no Fortnite

Notícias sobre esportes » Guilda de Atores processa Epic Games por voz de Darth Vader com IA no Fortnite

O sindicato de atores SAG-AFTRA apresentou uma queixa formal contra as empresas Epic Games e Llama Productions junto ao Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos Estados Unidos. A ação legal foi motivada pela inclusão da voz de Darth Vader no popular jogo Fortnite.

Dentro do universo de Fortnite, os jogadores podem interagir com o personagem Darth Vader por meio de um sistema baseado em inteligência artificial que reproduz sua voz característica. O uso desta tecnologia de IA, que se baseia na performance do falecido ator James Earl Jones, foi aprovado pela família do ator, bem como pelos detentores dos direitos autorais, Disney e Lucasfilm. Contudo, o sindicato SAG-AFTRA argumenta que a Epic Games deveria ter obtido também a aprovação e negociado os termos com a organização sindical.

Nós honramos o direito de nossos membros e seus herdeiros de controlar o uso de suas cópias digitais e saudamos o uso de novas tecnologias que permitem que novas gerações compartilhem o prazer desses legados e papéis icônicos. No entanto, devemos proteger nosso direito de negociar os termos de uso de voz que substituem o trabalho de nossos membros, incluindo aqueles que anteriormente realizaram o trabalho de reproduzir o ritmo e tom icônicos de Darth Vader em videogames.

Analistas do setor jurídico expressam ceticismo quanto ao sucesso da ação movida pelo sindicato. Eles apontam que James Earl Jones faleceu em 2022 e que o estatuto do SAG-AFTRA prevê o encerramento da associação para membros falecidos.

O chatbot com a voz de Darth Vader, que utiliza a tecnologia de IA Google Gemini, foi implementado no jogo em meados de maio. Sua introdução, no entanto, não foi isenta de problemas. Relatos indicaram que, devido à natureza do treinamento da rede neural, o bot começou a gerar respostas que incluíam linguagem ofensiva e comentários considerados inapropriados.

Gabriel Neves dos Santos

Gabriel Neves dos Santos, 34 anos, é um repórter veterano da cena de eSports em Curitiba. Com background em programação, ele traz uma perspectiva única para suas análises sobre Dota 2 e Valorant. Conhecido por suas investigações aprofundadas sobre contratos e transferências de jogadores profissionais, ele se destaca por revelar histórias exclusivas do cenário.

© Copyright 2025 Portal de notícias de esportes
Powered by WordPress | Mercury Theme