O renomado game designer Hideo Kojima revelou ter reunido uma coleção de ideias para seus futuros projetos de jogos em um pendrive USB. Segundo ele, este dispositivo funciona como uma espécie de “testamento”, um plano para o caso de sua partida inesperada. Em entrevista à revista EDGE, Kojima explicou que a ideia de pensar no legado de seu estúdio surgiu recentemente.
O motivo dessas reflexões profundas foi uma série de eventos em sua vida: a grave infecção por COVID-19 durante a pandemia, uma cirurgia ocular e a chegada aos seus 60 anos de idade.
Em suas próprias palavras:
Naquela época, fiquei gravemente doente e também passei por uma cirurgia nos olhos. Até então, eu não me considerava velho, sabe? Eu simplesmente não sentia a minha idade e assumia que poderia criar até o fim dos meus dias.
Mas aí fiquei doente e não conseguia criar nada. E eu vi muitas pessoas morrendo ao meu redor naquela época. Encarei a morte. Claro, me recuperei, mas comecei a pensar: “Espere, quantos anos me restam para fazer um jogo ou um filme? Talvez eu tenha dez anos?”
Embora Kojima tenha considerado a possibilidade de fazer um filme, os diretores Guillermo del Toro e Nicolas Winding Refn o aconselharam a focar na indústria de videogames. “Entreguei o pendrive USB com todas as minhas ideias ao meu assistente pessoal. É algo como meu testamento”, confirmou o game designer. Dessa forma, caso ele não consiga concretizar todos os planos, seus colegas de confiança poderão dar continuidade às suas ideias.
O próximo lançamento de Hideo Kojima será o jogo Death Stranding 2. Segundo relatos, o jogo recebeu feedback positivo dos testadores, embora o próprio Kojima, segundo ele, “não tenha ficado feliz” com o resultado excessivamente bom.