Jeff Bezos compra franquia James Bond após comentários ofensivos dos produtores
Segundo fontes, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, insistiu pessoalmente na aquisição total dos direitos criativos da franquia James Bond. A decisão foi motivada por comentários ofensivos feitos pelos produtores da saga.
A marca Bond era controlada pelos produtores Michael Wilson e Barbara Broccoli, filhos do criador da franquia cinematográfica, Albert Broccoli. Antes de morrer, Albert pediu aos filhos que mantivessem os direitos e não permitissem que estranhos arruinassem a franquia. Após a compra da MGM pela Amazon em 2021, a empresa começou a pressionar os produtores, que resistiram às propostas de transformar a franquia em séries ou fazer filmes de baixa qualidade rapidamente.
Em 2024, Wilson decidiu se aposentar. Na mesma época, um trecho de uma conversa com Broccoli vazou na mídia, onde ela chamava a liderança da Amazon de “idiotas completos” ao discutir a interferência da empresa na produção de Bond. Bezos teria visto esse material e declarado: “Não me importo quanto custe. Livrem-se dela”. O chefe da Amazon pagou a maior parte da quantia com recursos pessoais. Broccoli, sem poder lutar contra a Amazon sem seu irmão, concordou com o negócio, e ambos venderam a franquia.
A aquisição dos direitos criativos de James Bond pela Amazon foi anunciada em fevereiro de 2025. Segundo relatos da mídia, o negócio custou mais de um bilhão de dólares.