O jogador da Natus Vincere (NAVI), Justinas “jL” Lekavičius, falou abertamente sobre a recente queda de desempenho da equipe de CS2. Em um vlog gravado durante o PGL Astana 2025, ele observou que o coletivo está enfrentando dificuldades e lutando para identificar as causas principais das derrotas.
“Nosso principal objetivo é voltar ao topo. No momento, estamos bem longe disso, porque há equipes que são simplesmente mais fortes que nós. Quando você precisa recomeçar tudo devido a uma queda nos resultados após algumas vitórias em grandes torneios, isso afeta o seu ego. É normal que sua autoestima cresça quando você ganha, mas no final você precisará reprimir seu ego. Você não conseguirá ficar sempre no topo, então precisa continuar trabalhando.”
Lekavičius admitiu que seu próprio nível de jogo diminuiu, mas considera essa situação um reflexo natural do declínio geral da equipe.
“Não diria que estou sem motivação agora, mas em 2024 isso era verdade. O problema talvez seja que não conseguimos entender *por que* estamos perdendo. Há um monte de pequenos detalhes que nos atrapalham. Talvez possamos adicionar à lista a falta de química de equipe, sinergia ou dedicação individual.
Não acho que em 2025 meu jogo tenha piorado significativamente. Sim, há uma queda, mas me parece que isso depende principalmente dos resultados de toda a equipe – os indicadores individuais de cada um sofrem com isso. Não se pode ter os mesmos números nas vitórias e nas derrotas.”
JL acrescentou que, para a NAVI, o sucesso individual dos jogadores nunca foi tão crucial para a vitória quanto a força do trabalho em equipe.
“Não importa que não estejamos entre os 8 melhores jogadores. Sempre jogamos como um time, geralmente ninguém se destacou particularmente. Cada vez é diferente: em um torneio iM jogou melhor, em outro – b1t, em algum lugar – eu ou w0nderful, e desta vez – Aleksib. Em nossa escalação, não há grande diferença de habilidade entre os jogadores. Ganhamos como time antes e estamos tentando fazer isso agora.”
A Natus Vincere terminou o PGL Astana 2025 na 5ª-8ª posição. Nas quartas de final, a equipe foi superada pela Astralis. O torneio foi vencido pela Team Spirit, que derrotou a equipe de Rasmus “HooXi” Nielsen por 3 a 1 na grande final.