A Comissão de Integridade no Esports (ESIC) anunciou a decisão final de banimento para o jogador profissional de CS2 de 20 anos, Joel Holmlund (nickname joel). O jogador sueco foi banido permanentemente de participar de competições por uma série de violações.
Durante o torneio online CCT Season 2 European Series #7, realizado em 4 de agosto de 2024, Joel foi pego usando um cheat de hardware avançado (Asdfware EFI bootkit). O cheat incluía funcionalidades como aimbot, triggerbot e ESP. O software proibido foi detectado pelo anti-cheat Akros, e a sua presença foi confirmada por análise especializada. A existência dos arquivos do cheat e sua configuração indica o uso intencional de cheats em jogos competitivos.
Holmlund, em resposta por escrito, admitiu sua culpa. A pedido dele e considerando sua cooperação com a investigação, a ESIC concordou em adiar temporariamente o anúncio público de sua suspensão, para que ele tivesse tempo de procurar um novo emprego. No entanto, posteriormente, Joel tentou chantagear a ESIC, ameaçando fabricar acusações falsas em resposta à intenção da comissão de divulgar a decisão. A ESIC considerou isso uma violação grave do programa de integridade.
Esta violação foi a terceira de Joel nos últimos 24 meses. A ESIC enfatizou que isso demonstra seu desrespeito sistemático pelos princípios de jogo limpo no esports.
A ESIC declarou que Joel violou mais de 12 artigos das regras. Como resultado, ele recebeu uma proibição vitalícia de participar de todos os torneios, ligas e eventos organizados pela ESIC e seus parceiros. A ESIC também recomendou que outros organizadores de competições e publishers de jogos, incluindo a Valve, seguissem o exemplo e garantissem o cumprimento da proibição. A punição já entrou em vigor.
Anteriormente, em setembro de 2023, Joel já havia sido sancionado pela ESIC sob suspeita de envolvimento em partidas combinadas, mas as acusações foram retiradas por falta de provas convincentes. Em agosto de 2024, durante uma partida do CCT Season 2 European Series #7, ocorreu o incidente com o banimento de Joel, o que levou a uma nova investigação.