Jogadores de PC Gastam Quase o Dobro em Microtransações e Assinaturas do que em Jogos

Notícias sobre esportes » Jogadores de PC Gastam Quase o Dobro em Microtransações e Assinaturas do que em Jogos

Uma pesquisa da empresa de análise Newzoo revelou que mais da metade da receita da indústria de videogames em 2024 veio de microtransações, serviços de assinatura e expansões, e não de lançamentos de jogos tradicionais. O estudo analisou o mercado em 37 países, excluindo China e Índia.

A indústria de videogames demonstrou crescimento tanto em receita quanto em engajamento em 2024. Quase 42% do tempo dos jogadores foi gasto em títulos gratuitos, enquanto 8-11% foram dedicados a Call of Duty: Black Ops 6 e 46% em jogos pagos tradicionais. Entre os jogos pagos mais populares, destacaram-se Helldivers 2, Elden Ring, EA Sports FC 25, Rainbow Six Siege e Minecraft. No segmento de jogos gratuitos, Roblox, Fortnite, The First Descendant, Marvel Rivals (que atraiu o público de Overwatch 2) e PUBG se destacaram.

Apesar dos jogos gratuitos representarem apenas 42% do tempo de jogo, eles geram a maior parte da receita. No PC, os jogadores gastaram apenas 28% em compras de jogos, enquanto 58% foram destinados a microtransações. Os 14% restantes foram gastos em expansões. Nos consoles, a proporção é um pouco diferente devido à presença de serviços de assinatura. As vendas de jogos representaram 46% da receita, enquanto os gastos com microtransações corresponderam a apenas 32%. Os serviços de assinatura representaram 16% e DLCs, apenas 5%.

Anteriormente, foi divulgado que a grande maioria dos jogadores prefere videogames mais antigos, lançados há mais de dois anos. Muitos também passam tempo em jogos como serviço, como CS2, League of Legends e Roblox.

Gabriel Neves dos Santos

Gabriel Neves dos Santos, 34 anos, é um repórter veterano da cena de eSports em Curitiba. Com background em programação, ele traz uma perspectiva única para suas análises sobre Dota 2 e Valorant. Conhecido por suas investigações aprofundadas sobre contratos e transferências de jogadores profissionais, ele se destaca por revelar histórias exclusivas do cenário.

© Copyright 2025 Portal de notícias de esportes
Powered by WordPress | Mercury Theme