Uma pesquisa da empresa de análise Newzoo revelou que mais da metade da receita da indústria de videogames em 2024 veio de microtransações, serviços de assinatura e expansões, e não de lançamentos de jogos tradicionais. O estudo analisou o mercado em 37 países, excluindo China e Índia.
A indústria de videogames demonstrou crescimento tanto em receita quanto em engajamento em 2024. Quase 42% do tempo dos jogadores foi gasto em títulos gratuitos, enquanto 8-11% foram dedicados a Call of Duty: Black Ops 6 e 46% em jogos pagos tradicionais. Entre os jogos pagos mais populares, destacaram-se Helldivers 2, Elden Ring, EA Sports FC 25, Rainbow Six Siege e Minecraft. No segmento de jogos gratuitos, Roblox, Fortnite, The First Descendant, Marvel Rivals (que atraiu o público de Overwatch 2) e PUBG se destacaram.
Apesar dos jogos gratuitos representarem apenas 42% do tempo de jogo, eles geram a maior parte da receita. No PC, os jogadores gastaram apenas 28% em compras de jogos, enquanto 58% foram destinados a microtransações. Os 14% restantes foram gastos em expansões. Nos consoles, a proporção é um pouco diferente devido à presença de serviços de assinatura. As vendas de jogos representaram 46% da receita, enquanto os gastos com microtransações corresponderam a apenas 32%. Os serviços de assinatura representaram 16% e DLCs, apenas 5%.
Anteriormente, foi divulgado que a grande maioria dos jogadores prefere videogames mais antigos, lançados há mais de dois anos. Muitos também passam tempo em jogos como serviço, como CS2, League of Legends e Roblox.