O ator John Boyega, que interpretou Finn na trilogia de sequências de “Star Wars”, criticou a franquia e seus fãs, acusando-os de racismo e toxicidade. Ele expressou sua opinião no documentário “Number One on the Call Sheet: Black Leading Men in Hollywood”.
“Vou dizer a vocês, sempre senti que ‘Star Wars’ era o lugar mais branco e elitista”, disse Boyega. “É uma franquia tão branca que a existência de um negro já causava comoção. Isso fica claro quando alguns fãs de ‘Star Wars’ tentam dizer: ‘Bem, nós tivemos Lando Calrissian e Samuel L. Jackson!’. É como me dizer quantos granulados de chocolate tem em um biscoito. Irmão, são apenas alguns granulados”.
“Eles não se importam que sejamos os melhores amigos, mas assim que tocamos em seus heróis, assim que nos tornamos os protagonistas, eles imediatamente gritam: ‘Oh, meu Deus, isso já é demais!’”.
Anteriormente, o diretor Denis Villeneuve (“Blade Runner 2049”, “Duna”) falou sobre sua opinião sobre a franquia “Star Wars” e por que ele não quer trabalhar nela. Segundo Villeneuve, a franquia “desandou” em 1983 com o lançamento de “O Retorno de Jedi”.