Ativistas ligados aos direitos LGBTQIA+ pediram ao ator John Lithgow (conhecido por trabalhos como “Dexter” e “How I Met Your Mother”) que recusasse o papel de Alvo Dumbledore na futura série de “Harry Potter”.
A escritora J.K. Rowling, autora dos livros de Harry Potter, é uma defensora ativa dos direitos das mulheres e fez declarações sobre temas envolvendo pessoas transgênero, o que frequentemente resulta em críticas a ela e suas obras online.
Lithgow relatou que, após ser confirmado para o papel de Dumbledore, alguns ativistas, incluindo uma “boa amiga”, pediram que ele se afastasse do projeto. Na opinião deles, a franquia “Harry Potter” está associada à transfobia, e o novo show “reforçará a plataforma de Rowling” em suas posições sobre identidade de gênero. O ator admitiu que não esperava tal reação à sua escalação e não entende as razões para isso. Ele expressou o desejo de discutir essa situação diretamente com Rowling. Quando perguntado se ele pensou em desistir da série por causa disso, Lithgow respondeu categoricamente: “Oh, Deus, não”.
O anúncio da série baseada em “Harry Potter” foi feito em abril de 2023. Planeja-se que a série cubra os eventos dos livros originais ao longo de uma década. Além disso, os criadores prometem adaptar a franquia de J.K. Rowling com o máximo de detalhes possível.