O gerente da equipe Team Spirit de Dota 2, Dmitry “Korb3n” Belov, explicou os motivos que levaram alguns times a decidir não participar da DreamLeague Season 26. Korb3n compartilhou seus pensamentos durante uma transmissão ao vivo em sua Twitch.
Ele afirmou que as equipes estão optando por não jogar a DreamLeague porque os jogadores precisam de descanso após uma temporada muito intensa. O Riyadh Masters, um torneio de grande importância, está próximo. Korb3n destacou que se uma equipe joga a DreamLeague, que termina no fim de maio, e o Riyadh Masters começa no início de julho, com a possibilidade de haver outro torneio antes, o tempo para se preparar seria curto. Isso deixaria apenas cerca de dez dias, no máximo duas semanas, para férias. Ele mencionou que alguns jogadores preferem ter um período de descanso mais longo, como três semanas ou mais.
Em 30 de março, a Team Spirit já havia anunciado que pularia o campeonato. No dia 1º de maio, a Tundra Esports comunicou a mesma decisão. As vagas dessas equipes foram preenchidas pela Team Liquid e Natus Vincere Junior.
A DreamLeague Season 26 está programada para ocorrer online entre 19 de maio e 1º de junho. Dezesseis equipes competirão por uma premiação total de um milhão de dólares e 29.200 pontos do circuito ESL Pro Tour (EPT). Este será o último torneio de pontuação EPT da terceira temporada antes do aguardado Riyadh Masters 2025.