O estatístico da produtora de análises em inglês, Leamare, também conhecido como Ivan Silakov-Volynsky, comentou sobre a afirmação de que os desenvolvedores de Dota 2 não jogam o próprio jogo. Ele mencionou que um dos funcionários da Valve possui cerca de 12 mil de MMR.
Leamare rebateu as críticas de algumas personalidades da mídia sobre o “principal problema do Dota ser um desenvolvedor com 3k de MMR”. Ele destacou que o líder de desenvolvimento de Dota já tinha um MMR significativamente maior antes mesmo de começar a trabalhar na Valve.
Ele expressou surpresa com a facilidade com que informações incorretas se espalham para um grande público, mesmo que a pessoa que as divulga não tenha conhecimento sobre o assunto.
Questionado sobre o MMR exato, Leamare confirmou que, da última vez que verificou, era em torno de 12 mil.
Anteriormente, criadores de conteúdo já haviam criticado os desenvolvedores de Dota 2. O streamer LenaGol0vach sugeriu que a Riot Games paga funcionários da Valve para piorarem o jogo intencionalmente, enquanto Nix avaliou negativamente o trabalho da empresa na atualização 7.38.