O renomado caster de Dota 2, Vladimir Kuzminov, mais conhecido como Maelstorm, compartilhou suas reflexões sobre o possível motivo por trás da decisão da equipe Virtus.pro de não disputar as qualificatórias fechadas para o The International 2025 na região da Europa Oriental.
Em uma publicação, Maelstorm levantou a hipótese de que a Virtus.pro pode estar planejando participar das qualificatórias na Europa Ocidental (WEU). Ele argumentou que essa escolha seria viável, pois não haveria conflito de datas com a participação da equipe nas qualificatórias para o Riyadh Masters na região MENA (Oriente Médio e Norte da África), que é a prioridade atual.
A informação de que a Virtus.pro não jogaria as qualificatórias da Europa Oriental surgiu em 20 de maio, mesmo com a equipe tendo recebido um convite direto da Valve para a disputa. Oficialmente, o clube não divulgou o motivo de tal decisão.
Além da VP, a equipe Natus Vincere Junior (Na`Vi Junior) também anunciou sua desistência das qualificatórias na Europa Oriental em 18 de maio. Segundo Maelstorm, a Na`Vi Junior poderia estar buscando uma vaga considerada “mais fácil” e estaria realizando seu bootcamp na Europa. No entanto, o motivo oficial apresentado pela Na`Vi Junior foi um problema de calendário devido ao Riyadh Masters 2025.