Miroslaw “Mira” Kolpakov, o suporte da equipe de Dota 2 da Aurora Gaming, explicou os motivos pelos quais ele decidiu parar de realizar transmissões ao vivo. Em um vídeo publicado no canal do clube no YouTube, ele compartilhou sua visão de que jogadores profissionais deveriam evitar streamar, especialmente após a desativação de serviços que antes forneciam informações detalhadas sobre partidas de alto nível.
Mira citou a falta de tempo como a principal razão. “É porque estou novamente em uma equipe, de volta a essa corrente interminável de bootcamps e torneios”, disse ele. “Por isso, não consigo streamar no momento. Não há tempo. Tenho que estar sempre fazendo algo.” Embora gostasse da ideia de streamar, ele atualmente não sente essa vontade.
Além da questão do tempo, ele também mencionou uma preocupação estratégica. “Eu também pensei que, se você streamar, você mostra aos oponentes parte do seu entendimento do Dota e do seu gameplay”, explicou Mira. Ele destacou que agora, com serviços como o Dotabuff tendo o histórico de partidas oculto (referindo-se às mudanças recentes no matchmaking), os adversários podem nem saber com quais heróis ou estratégias você está treinando. “É por isso que acho que, se você é um jogador profissional, é melhor não streamar agora.”
Em março, a Valve implementou uma série de mudanças no matchmaking de Dota 2. Entre elas, os desenvolvedores optaram por ocultar o histórico de jogos no modo Immortal Draft, o que impede que serviços externos coletem esses dados automaticamente e os disponibilizem publicamente.