Jimmy Donaldson, mais conhecido como MrBeast, o youtuber mais popular do mundo, revelou recentemente sua própria ferramenta baseada em inteligência artificial, projetada para gerar miniaturas para vídeos de forma rápida. No entanto, poucas horas após o lançamento, MrBeast removeu os anúncios da ferramenta e prometeu corrigir as falhas.
A decisão de retirar a divulgação veio após fortes críticas da comunidade online. Durante o vídeo de apresentação, Donaldson destacou que a ferramenta permitia usar a pré-visualização de vídeos de qualquer youtuber popular, substituir o rosto original pelo seu e usar o resultado no YouTube. Muitos lembraram MrBeast de sua própria crítica ao youtuber russo Vlad Bumaga, que foi acusado de copiar suas miniaturas.
Além disso, outros usuários apontaram que a qualidade das imagens geradas pela ferramenta de MrBeast era significativamente inferior à de alternativas já existentes no mercado, muitas delas mais baratas. Houve também quem expressasse preocupação com o impacto negativo que algoritmos como esse podem ter no desenvolvimento da comunidade do YouTube, tirando o sustento de artistas e designers que criam miniaturas profissionalmente.
MrBeast removeu todos os anúncios da ferramenta tanto de seu site, Viewstats, quanto de suas redes sociais. Ele se comprometeu a introduzir restrições adicionais para impedir que usuários peguem e editem miniaturas de outros criadores sem permissão. Apesar da polêmica, a versão beta do gerador continua acessível para assinantes, mediante um custo de US$ 80 por mês.