Vladimir “No[o]ne” Minenko, mid laner da equipe PARIVISION de Dota 2, compartilhou suas opiniões sobre a forma atual das equipes de ponta no cenário competitivo. Suas reflexões foram expressas durante uma transmissão.
Minenko declarou:
“Penso que no Dota existe um grupo de seis, talvez sete equipes. A Aurora se juntou a esse grupo, sendo capaz de ganhar torneios. Existem pequenas lacunas (`gaps`) entre elas. Mas, por exemplo, o `gap` entre Tundra e Aurora é grande. Ou entre nós [PARIVISION] e a Aurora. Porque fomos top 3 em todos os torneios. É apenas um exemplo. Tipo, entre nós, Spirit, Tundra, Liquid, Falcons e BetBoom Team, o `gap` não é muito grande. Porque a Aurora só se juntou agora. Mas qualquer uma dessas equipes pode ganhar qualquer torneio, sim. E tudo isso depende do humor do jogador, da sua preparação, do meta do torneio, de como o jogador se sente, do `vibe` da equipe, de torneio para torneio — isso no final decide mais do que tudo. Já neste nível, todas as outras equipes (fora deste pool de elite) perdem muito nesses pequenos detalhes, mas agora o `gap`… Agora o skill de todas as equipes Tier 1, a questão é que as diferenças de skill são praticamente nulas. Porque as pessoas [aprenderam] a jogar este jogo a tal ponto e descobriram todos os pequenos detalhes há muito tempo. Antes, alguém podia pickar… Você chegava no `Int` [The International], pickava Necrophos, e todo mundo ficava: `Uau, o que fazer? Como counterar?` Agora você picka `Necro` — você vai perder feio/vai se dar mal no jogo. É só um exemplo, porque estão prontos para todos os heróis, prontos para todas as situações. Todas as equipes sabem como jogar o seu Dota e por aí vai.”
O próximo compromisso da equipe de Minenko será a DreamLeague Season 26, que acontecerá online entre 19 de maio e 1 de junho. 16 equipes disputarão uma premiação total de US$ 750 mil e 29.200 pontos ESL Pro Tour. Este evento será o último torneio classificatório da terceira temporada do EPT antes do Riyadh Masters 2025.