O streamer Yaroslav “NS” Kuznetsov compartilhou sua visão sobre o futuro do Dota 2. Segundo ele, o jogo pode perder grande parte de sua popularidade daqui a aproximadamente nove anos, mesmo possuindo um alto número de jogadores online e uma base de fãs dedicada. Kuznetsov expressou essa opinião durante uma de suas transmissões ao vivo na Twitch.
Mais ou menos nove anos. Daqui a nove anos, o Dota 2 já… Bem, estou pegando um prazo longo, porque isso não acontece em meses ou mesmo em anos. Matar um jogo como esse, com tanto online e uma base de fãs `adormecida` — putz, é difícil. É preciso se esforçar para que ele simplesmente perca jogadores online. Mas, figurativamente, daqui a nove anos, com essa tendência, o `Dota` se tornará um jogo de nicho.
Bem, não Deadlock, claro, mas ainda assim.
[Do chat: `Então o jogo não morre se o online não mudou em 12 anos?`] Não, essa é uma tendência ruim. A questão é que isso também é um [engano] estatístico. Quando, figurativamente, dizemos: `Bom, estagnação não é degradação`. De um lado, isso é verdade. Mas, na realidade, é degradação, apenas desacelerada. É como uma bomba-relógio.
Anteriormente, Kuznetsov também havia comentado sobre o jogo de tiro multiplayer Deadlock, expressando a opinião de que o título estava fadado ao fracasso desde o início. Em sua análise, mesmo após o lançamento, Deadlock dificilmente atrairia uma audiência significativa.