O universo dos videogames é repleto de “Easter eggs”, aqueles pequenos segredos e referências escondidos pelos desenvolvedores como um aceno carinhoso a fãs ou a outras obras. Em Tony Hawk`s Pro Skater 3+4, o relançamento que une dois clássicos amados da era PlayStation 2, um desses segredos — talvez não tão carinhoso assim — gerou uma inesperada controvérsia na comunidade.
Fãs atentos e com olhos de águia descobriram um detalhe peculiar em um dos cenários do jogo: uma caixa de jogo, com uma arte que lembra bastante a icônica série de ritmo Guitar Hero, estava posicionada… dentro de uma lixeira. Uma “homenagem”, ou seria uma zombaria disfarçada?
A razão para a polêmica reside na história dos estúdios. A Neversoft, a mente criativa por trás dos primeiros e aclamados jogos Tony Hawk`s Pro Skater que definiram um gênero, também foi o estúdio responsável por levar Guitar Hero ao estrelato. A Neversoft encerrou suas atividades em 2014. Para alguns jogadores, colocar uma “referência” a uma das maiores e mais queridas criações deste estúdio histórico *no lixo* soou como um gesto desrespeitoso com o legado da desenvolvedora original.
A situação ganhou tração nas redes, dividindo opiniões. Enquanto alguns viam a inclusão como uma piada inofensiva ou apenas um detalhe aleatório, outros sentiram que desvalorizava o trabalho da Neversoft e sua conexão com a própria série Tony Hawk.
Diante da repercussão, a Iron Galaxy, desenvolvedora responsável por esta nova versão de Tony Hawk`s Pro Skater 3+4, pronunciou-se sobre o assunto. Em um comunicado divulgado, o estúdio demonstrou surpresa e respeito: “Temos o maior respeito por quem faz jogos, estamos investigando como isso foi parar lá em primeiro lugar”, afirmou a equipe.
A rápida resposta veio acompanhada de uma ação concreta: a Iron Galaxy agradeceu aos jogadores por apontarem o detalhe (aparentemente inserido sem o conhecimento pleno da equipe?) e confirmou que a caixa do jogo na lixeira será removida na próxima atualização do game. Uma solução técnica e direta para um problema… curioso.
Essa pequena saga da lixeira digital mostra como até os menores detalhes em um jogo podem despertar grandes debates, especialmente quando envolvem a rica e, por vezes, sensível história dos estúdios e suas obras. A lixeira digital será “limpa”, e o mistério exato de como aquela caixa de Guitar Hero foi parar ali, em um ponto de lixo digital, talvez nunca seja totalmente explicado. Fica o aprendizado sobre onde (e como) colocar certas referências.
Vale mencionar que esta não é a única peculiaridade notada desde o lançamento de Tony Hawk`s Pro Skater 3+4. Jogadores também descobriram que algumas referências e “Easter eggs” específicos só são visíveis mediante o pagamento de conteúdo extra, algo que igualmente causou estranhamento e discussões sobre práticas de monetização em jogos que revisitam clássicos.