O prazo para o bloqueio do TikTok nos Estados Unidos foi estendido por 75 dias. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a assinatura da ordem executiva em sua página no Truth Social.
“Minha administração trabalhou muito para chegar a um acordo para salvar o TikTok e fizemos um grande progresso”, disse Trump. “O acordo ainda precisa de mais trabalho para garantir que todos os acordos necessários sejam assinados, e é por isso que estou assinando uma ordem executiva para que o TikTok continue operando por mais 75 dias.”
Representantes da ByteDance confirmaram que acolhem a decisão do presidente e estão prontos para discutir os termos, mas qualquer acordo também deve estar em conformidade com a lei chinesa. O principal concorrente para a compra, de acordo com a Bloomberg, é um consórcio de vários investidores, incluindo Oracle, Blackstone e Andreessen Horowitz. A Amazon, Perplexity, Walmart e outras corporações americanas também estariam competindo pelos ativos.
Esta é a segunda prorrogação do prazo por Trump. Inicialmente, as autoridades ordenaram que a ByteDance, proprietária do TikTok, vendesse o serviço de vídeo hosting para um proprietário americano até 19 de janeiro. Trump assumiu o cargo no dia seguinte e então, por meio de sua ordem executiva, concedeu 75 dias para concluir o negócio. Anteriormente, o TikTok ficou indisponível nos Estados Unidos por vários dias e o aplicativo foi removido da Google Play e da App Store.