Em uma entrevista ao PlayStation Inside, Shuhei Yoshida, ex-chefe da PlayStation Studios, apontou Clair Obscur: Expedition 33 como um exemplo de jogo que outras equipes de desenvolvimento deveriam considerar. Ele destacou que este JRPG francês demonstra um equilíbrio notável entre ambição criativa, restrições orçamentárias e um método de desenvolvimento independente, resultando em um projeto de alta qualidade.
O jogo foi desenvolvido pelo estúdio Sandfall Interactive, que conta com uma equipe principal de apenas 33 pessoas. Contudo, para dar vida ao projeto, centenas de profissionais terceirizados também colaboraram, incluindo testadores e atores de voz. Ao todo, os créditos finais listam 412 indivíduos que participaram ativamente do desenvolvimento.
Segundo Yoshida, a indústria de games deveria explorar mais frequentemente modelos de desenvolvimento como este, provando que é viável alcançar alta qualidade mesmo com recursos comparativamente limitados. Clair Obscur: Expedition 33 se destacou como um lançamento notável, ultrapassou a marca de um milhão de cópias vendidas e está disponível no Game Pass desde o seu lançamento, evidenciando seu sucesso e alcance.