Simulador DCS proíbe russos de comprar helicópteros do país após exigência da fabricante
A Eagle Dynamics implementou uma restrição de compra no simulador de voo Digital Combat Simulator (DCS World) para usuários da Rússia. A medida foi tomada após reclamações do detentor dos direitos sobre o uso de certos modelos. Um aviso correspondente foi publicado no site oficial.
Ao tentar adquirir qualquer helicóptero russo, os usuários verão a mensagem: “Produto retirado de venda a pedido da Helicópteros da Rússia SA”. Esta empresa é responsável pela produção de modelos como Mi-24, Ka-52, Ka-31, Mi-8 e pelo menos outros oito. Os equipamentos ainda podem ser comprados, mas apenas acessando a versão em inglês do site e alterando a moeda para dólares. Cada unidade custa entre $25 e $70 (aproximadamente R$125 a R$350), dependendo do modelo e descontos disponíveis, enquanto as missões custam de $10 a $13.
O Digital Combat Simulator (DCS World) é um simulador de voo lançado em 2008. A versão básica gratuita inclui o motor gráfico, interface, editor de scripts e mapas. Os demais equipamentos precisam ser adquiridos separadamente.