O cyberatleta russo Alexey Solo Berezin explicou em detalhes por que Ilya Lil Ilyuk foi removido do elenco “de ouro” da Virtus.pro na modalidade de Dota 2. Ele compartilhou suas ideias durante uma transmissão conjunta com seu ex-companheiro de equipe da VP, Pavel 9pasha Khvastunov.
O Ilyuk [Lil], em certo momento, pensou que era um jogador bom demais para parar de treinar com seus heróis principais. E ele escolhia em partidas públicas, sabem… Arc Warden, Dark Willow, heróis que não costumavam aparecer no Captain`s Mode competitivo. Ele também pegava Tiny, Luna, Chaos Knight. E ele parou totalmente de treinar com os heróis importantes para o time. Aí chegamos no torneio – o ESL One Genting na Malásia…
[9Pasha: `Você já está mencionando o último torneio, onde tudo aconteceu… Mas ele já tinha parado de treinar antes disso`.]Não, ele já havia parado de treinar cerca de meio ano antes. Durante meio ano, eu chegava perto dele e dizia: `Ilyukh, talvez seja hora de cair na real e treinar?` Os outros rapazes já estavam começando a reclamar bastante do Ilyuk, e eu o defendi por seis meses. E em certo momento, chegamos no torneio – o ESL One Genting –, e o Ilyukh estava jogando de Earth Spirit, e numa teamfight ele errou quatro habilidades. Não estou brincando. Se alguém duvida, pode procurar o replay da Virtus.pro nesse ESL One Genting. Que ano foi? 2017? E teve uma teamfight onde o Ilyukh errou quatro botões jogando com o Earth Spirit – aquele antigo ainda.
E isso foi muito difícil de aceitar dentro da equipe. Conversamos entre nós e chegamos à conclusão de que era a hora de fazer a mudança. Foi assim que aconteceu.
Lil representou a Virtus.pro de agosto de 2016 a fevereiro de 2018. O último torneio do cyberatleta no time da VP foi o ESL One Genting de 2018. Analisamos os jogos da equipe nesse torneio e, de fato, em nenhuma partida Ilya Ilyuk jogou com o Earth Spirit. No entanto, no campeonato similar realizado em 2017, Lil teve uma partida com este personagem – mas, mesmo assim, ele continuou jogando pela Virtus.pro por mais um ano após essa competição mencionada por Solo.