O simulador cooperativo de escalada PEAK, das desenvolvedoras Aggro Crab e Landfall, rapidamente alcançou a marca de um milhão de cópias vendidas pouco depois do lançamento. Em uma entrevista ao PC Gamer, os criadores compartilharam como esse sucesso impactou o processo interno e os planos criativos futuros de ambas as equipes.
Embora o desenvolvimento principal de PEAK tenha levado apenas quatro semanas durante uma game jam coreana, a ideia original surgiu bem antes. Inicialmente, o projeto foi concebido como um jogo de sobrevivência em mundo aberto, mas a Landfall sugeriu focar na mecânica de escalada, abandonando o formato mais ambicioso.
O projeto anterior da Aggro Crab, Another Crab’s Treasure, levou três anos para ser desenvolvido e promovido. Segundo a diretora de marketing Paige Wilson, trabalhar em PEAK ajudou a equipe a sair do esgotamento. Este título compacto e bem-sucedido não só teve sucesso, mas também inspirou o estúdio a focar em jogos menores, porém ricos em conteúdo, no futuro.
Na Landfall, a opinião é semelhante. A gerente de comunidade Hanna Vogelberg observou que projetos como PEAK trazem mais satisfação do que lançamentos maiores, como Totally Accurate Battle Simulator, no qual a equipe trabalhou por três anos.