Vitória no Major ou Fracasso Total — Não Há Meio Termo. O Que Esperar da Chegada de S1mple na FaZe?

Notícias sobre esportes » Vitória no Major ou Fracasso Total — Não Há Meio Termo. O Que Esperar da Chegada de S1mple na FaZe?

Alexander “s1mple” Kostylev agora faz parte da FaZe Clan. Há apenas algumas semanas, essa notícia seria difícil de levar a sério. É verdade que Helvijs “broky” Saukants teve um desempenho bastante mediano nos últimos seis meses, mas falar sobre a transferência de um jogador que atuou profissionalmente pela última vez em novembro de 2024 para uma equipe Top 10 parecia piada. No entanto, o cenário profissional de CS2 prova mais uma vez que o impossível é possível.

S1mple se juntou ao clube por empréstimo, então sua permanência futura na equipe dependerá inteiramente tanto de seus resultados individuais quanto dos resultados da equipe. Por isso, ainda não é possível chamar essa transferência de um retorno completo. No entanto, na era da rivalidade entre ZywOo, donk e m0NESY, é muito gratificante rever o antigo e bom nickname que causava pânico nos adversários há cinco anos. Neste artigo, vamos especular sobre o que essa transferência inesperada pode trazer.

Antes de tirar os óculos cor-de-rosa e olhar para a realidade com sobriedade, vamos tentar avaliar como essa transferência arriscada pode ajudar a FaZe Clan. Existem, de fato, algumas vantagens. E a primeira coisa que chama a atenção é que s1mple retorna ao seu papel favorito. Ele não precisará jogar com dificuldade na posição de rifler.

O cenário com a Team Falcons realmente decepcionou muitos fãs de s1mple. Além do fato de s1mple ter jogado quatro torneios com uma classificação média de 1.04 (o que claramente não se espera do melhor jogador da história do jogo de tiro), os resultados gerais da equipe, para dizer o mínimo, deixaram a desejar. 9º-16º lugar na BLAST Premier: Spring Showdown 2024, 13ª-16ª posição no Thunderpick World Championship 2024 e 7º-8º no ESL Challenger Katowice 2024.

O golpe final foi não se classificar para o Major de Xangai. No entanto, se houve culpa de Kostylev nisso, ela foi mínima. A equipe tinha uma combinação disfuncional de treinador e capitão e faltava um verdadeiro jovem astro – a equipe consistia apenas de jogadores mais velhos reunidos aleatoriamente.

S1mple já jogou com membros da FaZe Clan em outras equipes. O jogador de esports não chega ao elenco como um estranho – sua transferência foi iniciada por Håvard “rain” Nygaard. É perfeitamente possível supor que o convite entusiasmado foi apoiado por Jonathan “EliGE” Jablonowski, que jogou com s1mple na Team Liquid e que certamente se lembra dos conflitos passados com um sorriso, pois já se passou muito tempo.

Discutir a motivação de s1mple não faz sentido – o sniper está claramente motivado para dar 100%. Existe a possibilidade de que esta seja a última tentativa séria do jogador de 27 anos de retornar ao cenário Tier 1. Por mais que amemos Kostylev, é preciso levar em consideração que, se o seu tempo ainda não acabou, certamente está chegando ao fim. Portanto, se fracassar com a FaZe Clan, Kostylev talvez se aposente para sempre.

“Isso é um all-in”, comentou o capitão da FaZe Clan, Finn “karrigan” Andersen, sobre a transferência de s1mple. E é difícil discordar dessa opinião. A equipe não está passando por seus melhores momentos e, após a final do Major em Xangai, entrou em um estado de crise. O melhor resultado na primeira metade de 2025 foi o terceiro lugar na PGL Bucharest 2025 – o que claramente não é o objetivo dos jogadores do clube, que em suas carreiras já venceram um Major, construíram sua própria era e ganharam cinco barras de ouro pelo Intel Grand Slam.

S1mple, a julgar por sua conta no FACEIT, recebeu a proposta muito recentemente – Kostylev jogava CS francamente pouco. Em abril, o sniper jogou apenas 12 partidas, e em maio nem sequer clicou no botão de busca. Para comparação, vamos olhar as estatísticas de outros jogadores de esports: donk jogou 12 partidas entre 30 de abril e 4 de maio, e m0NESY – de 2 a 5 de maio. E tudo isso intercalado com treinos e partidas oficiais!

Kostylev há muito tempo parou de “grindar” CS e claramente ficou para trás na meta, então não espere vê-lo no topo com a FaZe. S1mple não é m0NESY, que com sua única transferência conseguiu transformar completamente a equipe. Sim, é provável que o clube de karrigan melhore um pouco os resultados, mas esperar que em poucas semanas ele atinja o mesmo nível das equipes Top 5 não é realista.

O problema da FaZe Clan não estava apenas em broky. O próprio karrigan confirmou isso, dizendo que a decisão de substituir o sniper foi a mais difícil de sua carreira. Na situação da FaZe Clan, seria desejável mudar todos de uma vez, porque o elenco foi abalado após a dolorosa segunda derrota consecutiva na final do principal evento da Valve. A transferência de s1mple é a última tentativa de manter a equipe à tona. Mas por mais que os fatores apontem para um possível fracasso, de todo o coração queremos acreditar que Kostylev será capaz de fazer uma “última corrida” e, como nos velhos tempos, carregar a equipe em seus ombros pelo menos até as fases de torneios com público. Caso contrário, morrerá a esperança de um retorno não apenas do jogador mais forte da história do CS:GO, mas também da FaZe Clan que conhecemos.

Gabriel Neves dos Santos

Gabriel Neves dos Santos, 34 anos, é um repórter veterano da cena de eSports em Curitiba. Com background em programação, ele traz uma perspectiva única para suas análises sobre Dota 2 e Valorant. Conhecido por suas investigações aprofundadas sobre contratos e transferências de jogadores profissionais, ele se destaca por revelar histórias exclusivas do cenário.

© Copyright 2025 Portal de notícias de esportes
Powered by WordPress | Mercury Theme